sábado, 8 de março de 2008

09 de março - Dia da Mulher


Eis que é chegado o dia 09 de março, Dia Internacional da Mulher e os meios de comunicação, o comércio, a mídia fazem questão de reforçar a lembrança de um dia só nosso. Eu sinceramente não vejo motivos para comemoração, vez que vivemos num mundo machista, onde crescem os números de pessoas machistas e não estou falando apenas de homens, estou falando de homens e mulheres. Porque as mulheres podem ser ainda mais machistas que seus companheiros e, nessa mentalidade, educam os filhos. Filhos homens e filhas mulheres.
Esse universo machista pode ser visto nos programas de TV. Programas apelativos, de baixaria mesmo, reforçam todos os preconceitos contra as mulheres, ainda que alguns, até apresentados por mulheres, tentem mascarar suas próprias tragédias. E as propagandas? Nunca a falta de criatividade foi tão explícita quanto agora, e mulheres nuas servem para vender de cerveja a remédio contra hemorróidas.
O preconceito e as inujstiças contra as mulheres infelizmente vão continuar existindo ao longo dos anos, e isso é fruto da deseducação, da falta de cultura e sem consciência desse mal que a todos atige - mulheres e homens seremos eternamente um povo do quarto mundo. Um povo inculto e machista.


Desabafo
No principio eu era a Eva
Nascida para a felicidade de Adão
E meu paraíso tornou-se trevas
Porque ousei libertação.
Mais tarde fui Maria
Meu pecado redimira
Dando a luz àquele que traria a salvação
Mas isso não bastaria
Para eu encontrar perdão.
Passei a ser Amélia
a mulher de verdade
Para a sociedade
Não tinha a menor vaidade
Mas sonhava com a igualdade.
Muito tempo depois decidi: Não dá mais!
Quero a minha dignidade
Tenho meus ideais!
Hoje não sou só esposa ou filha
Sou Pai, Mãe, Arrimo de Família
Sou Bancária, Taxista, Piloto de Avião,
Policial Feminina, Operária em Construção.
Ao mundo peço licença
Para atuar onde quiser
Meu sobrenome é Competência
E meu nome é MULHER!

Nenhum comentário: