quarta-feira, 14 de maio de 2008

O filme O Caçador de Pipas


Depois de ter lido o livro e ter me emocionado com o enredo do mesmo, assisti ao filme o Caçador de Pipas, e mais uma vez constato que adaptações de livros para o cinema nem sempre funcionam. No caso de O Caçador de Pipas, o resumo de partes consideradas essenciais da história e a falta de emoção estragaram o filme.
O resumo de três décadas retratadas pelo romance, não passou para mim os sentimentos existentes no livro sobre a bela história do jovem afegão Amir e de seu leal amigo Hassan.
O início do filme causa um pouco de estranheza, principalmente pela rapidez com que a infância das duas crianças no Afeganistão, assim como a mudança no relacionamento delas, é retratada. Apesar de todos os fatos essenciais para que a trama seja compreendida estejam lá, a sensação da falta de um narrador ou de uma interação maior entre os personagens para que os conflitos sejam mais aparentes é inevitável.
Em resumo, a adaptação do romance para as telas, não me agradou, não tem nem comparação com a comovente história criada por Housseini. Portanto, fica aqui o conselho para quem ainda não leu o livro: não o troque pelo filme e para os que leram evitem fazer comparações.

Nenhum comentário: