sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Eu e meu gato


Minha paixão pelos gatos remonta da minha infância, lembro-me bem de dois que tive, ambos amarelos, um angorá lindo e um viralata super simpático. O passar dos anos e a ocupação constante acabaram por me distanciar dos bichos de estimação, mas sempre acalentei a vontade de voltar a criar gatos.
No ano passado, por ocasião do Natal ganhei de presente um filhote de persa. Ninguém é capaz de imaginar a minha alegria, pois era o meu sonho transformado em realidade. Impressionante que algumas pessoas ofereçam resistência quanto ao carinho do gato e mais impressionante ainda as opiniões que traçam sobre os mesmos.
Gatos são extremamente carinhosos e afetivos com aqueles a quem eles amam, são companheiros capazes, altivos. Doam o melhor em termos de carinho e demonstração de afeto. Não é a toa que os gatos já foram considerados como deuses e como demônios, seu comportamento muito particular lhes dá características de um aprendizado muito especial.
Outro dia, um amigo me falou que para entender sobre os gatos é necessário conhecer o comportamento dos cães.
Os cães não se diferem de nossa própria espécie, ou seja, crêem que tanto eles como nós somos todos iguais, todos caninos. O comportamento básico humano, sua estrutura social, suas linguagens são muito próximas das instintivas dos canídeos, selvagens inclusive, por isto, ao introduzirmos um cãozinho em nossa casa este se imagina como membro de nossa matilha, e, por nossa atitude de subjuga-los, estamos dizendo a eles que não pertencem à "diretoria" de nossa família. Para que não sejam expulsos do bando, aceitam nosso domínio, necessitam de nossa aceitação social e passam a tentar ao máximo nos imitar e nos seguir.
Os gatos são diferentes, eles têm plena a consciência de que não são da nossa espécie, não se subjugam às nossas vontades, não tem a necessidade de nossa aceitação social, já que não pertencem à nossa sociedade.
Os gatos não tem a mínima pretensão de serem aceitos socialmente por nós por isso é que sabemos que quando eles são carinhosos seu único e exclusivo interesse é o de nos transmitir seu carinho, nos doar seu amor. São animais sinceros, se não gostam de você, demonstrarão, assim como demonstrarão seu carinho, sem segundas intenções. Apenas quem já teve uma relação afetiva por um gato é que sabe o quanto estes animais, embora mantendo suas características particulares são amigos especiais e queridos.

Nenhum comentário: