quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Um lugar


Sempre agradeço à minha profissão por pequenas alegrias que colho no decorrer de alguma matéria. Recentemente tive a oportunidade de viver uma experiência única ao conhecer a localidade de Morro do Fogo em Érico Cardoso.
Sentí-me transportada ao passado ao percorrer a estreita e tortuosa estrada de chão que dá acesso ao local. Muros extensos de pedra, pequenas cachoeiras, o rio serpenteando produzindo um som pungente...
A natureza foi generosa com a região de clima ameno e paisagens exuberantes, e deve apreciada sem pressa. O Pico das Almas principal cartão postal de Morro do Fogo, encerra histórias de um passado riquíssimo, quando bandeirantes exploraram o ouro alí existente. Não bastasse as formação rochosa exótica, a localidade ainda conta ainda com uma variada quantidade de espécies vegetais e animais que enchem os olhos dos visitantes mais observadores. Descoberta e povoada no início do século XVIII, está localizada na Chapada Diamantina, no sudoeste baiano, a distância à capital (Salvador) é de 756 quilômetros. Sua altitude é de 700 metros acima do nível do mar.
A Igreja Secular construída por escravos e situada no alto, recebe todos os anos centenas de fiéis em romarias para a famosa e tradicional festa dedicada a Nossa Senhora do Carmo sempre realizada nos dias 15 e 16 de julho.
Confesso que ao deparar com a estrada, faltou-me ânimo para iniciar a viagem, mas uma vez iniciada, reconheço que valeu a pena, e como valeu!!! Meus olhos agradecidos e coração enternecido registrou toda a paisagem que certamente nenhuma foto poderá reproduzir.

Nenhum comentário: